História/Geografia

HISTÓRIA

É a mais antiga cidade do Rio Grande do Sul, ela já aparecia inclusive em mapas holandeses décadas antes do início da colonização portuguesa na região. A nossa história começou oficialmente quando uma expedição militar portuguesa a mando de José da Silva Paes foi enviada com o propósito de garantir a possessão das terras situadas ao sul do atual Brasil. Em 19 de Fevereiro, Silva Paes fundou o Presídio de Rio Grande (uma colônia militar) e ao redor foi criado o núcleo da da colônia de "Rio Grande de São Pedro", fundada oficialmente em maio do mesmo ano. O termo "Rio Grande" é uma alusão à desembocadura da Lagoa dos Patos no Oceano Atlântico.

Com o tempo surgiu ali os primeiros estabelecimentos e então fundada a cidade que futuramente daria o nome ao estado do Rio Grande do Sul. Nessa época já existia os Sete Povos das Missões, mas Rio Grande foi a primeira a ganhar o status de cidade.

Em 1760, Rio Grande ainda estava sujeito à Capitania de Santa Catarina, quando foi criado a Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, uma das divisões do Brasil-Colônia subordinadas ao Rio de Janeiro. A cidade foi a primeira capital do estado,

Em 1763, a Espanha conseguiu ocupar o território, retornando ao governo português em 1776. Em 1835, a Vila do Rio Grande de São Pedro, passou a denominação de Cidade do Rio Grande.

Com a Revolução Farroupilha, Rio Grande voltou a ser capital da província, saindo de Porto Alegre. Rio Grande cresceu e nela foi instalada a primeira Câmara de Vereadores do Rio Grande do Sul em 16/12/1761, a primeira Câmara de Comércio do Estado e a quarta mais antiga do Brasil (26/09/1844).

Em 1846 foi inaugurada a mais antiga instituição cultural do estado, a Biblioteca Rio-Grandense, com mais de 400 mil volumes. Em 1875, o imperador D. Pedro II ordenou a construção do Prédio da Alfândega e do Calçãdoa da Luiz Loréa.

A cidade também conta com a "Costa Doce", o maior complexo de lagos do mundo, com as lagoas do Pato, Mangueira e Mirim. Na cidade também foi criado o mais antigo clube de futebol do Brasil, o E.C. Rio Grande.

A cidade conta com uma infinidade de opções culturais, mas acima de tudo cada esquina é uma história a se contar de uma cidade que faz parte da história do estado e do país.



GEOGRAFIA

Rio Grande é a cidade de médio/grande porte mais ao sul do país, a poucos quilômetros do Uruguai. Segundo o IBGE, Rio Grande conta com 207.036 habitantes nos distritos de Rio Grande (sede), Cassino, Ilha dos Marinheiros, Porto Novo, Quinta e Taim. A cidade está a uma altitude de 5 metros do nível do mar e faz divisa com as cidades de Capão do Leão, Arroio Grande, Pelotas e Santa Vitória do Palmar.

Vegetação: A maior parte do município é composta por campos, com vegetação rasteira e herbácea. Também há pequenos bosques com árvores plantadas (eucaliptos e pinhos). Dunas de areia são encontradas em toda a costa litorânea.

Clima: É considerado subtropical/temperado, com invernos frios e verões tépidos, com uma temperatura média anual de 18°C. As chuvas são bem distribuídas ao decorrer do ano e com isso não é considerado uma região seca. É uma das cidades que ventam do país e esse vento ajuda a sensação térmica no inverno chegar a abaixo de zero com frequência. A menor temperatura já registrada na cidade foi de -0.5°C, mas a sensação térmica já passou de -17°C. A maior temperatura que a cidade já sofreu foi de 39,6 °C em 25 de dezembro de 2012, mas normalmente a temperatura não ultrapassam os os 30°C.

Etnia: A cidade foi colonizada por portugueses, principalmente de Aveiro e Açores, o que influenciou fortemente a cultura e arquitetura da cidade. Mas a cidade também recebeu forte colonização de italianos, alemães e poloneses.

Política: O atual prefeito da cidade é Alexandre Lindenmeyer e o vice é o Renatinho. O presidente da Câmara é Charles Saraiva.




RIO GRANDE - CIDADE PIONEIRA


Cidade mais antiga do estado do RS 1737
Primeira sede da Capitania dos Portos do RS 1760
Primeira Banda Marcial do pais Colégio Estadual Lemos Junior 1956
Templo mais antigo do estado Catedral de São Pedro 1755
Primeira e uma das maiores Bibliotecas do estado 1846
O mais antigo Clube de Futebol do Brasil o Sport Club Rio Grande 1900
A primeira Alfandega do extremo Sul do Brasil século XVIII
Primeira cidade Gaúcha a possuir telefonia automática e a quinta da América do Sul 1925
Primeira Câmara de Vereadores do estado 1751
Introdução do basquete no estado pelo Clube Regatas Rio Grande
A Loja Maçônica União Constante mais antiga do estado 1840
Primeiro Jornal da Província do Rio Grande De São Pedro o NOTICIADOR 1832
A mais antiga Refinaria de Petróleo 1936
A primeira Indústria de Tecidos de lã da America do sul a Rheingantz & Wather 1873
A primeira Médica do Brasil Dra Rita Lobato Velho
Aqui também nasceu o primeiro humorista do jornalismo Brasileiro Apparicio Torely o Barão De Itararé
A primeira Fábrica de Biscoito do Brasil Leal Santos criando as Bolachas Maria 1889
Mais antiga Associação dos Varejistas, fundada em 16/12/1888.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riograndinos ilustres

Seja bem vindo!

Turismo